sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ilha no Japão abriga anfíbio 'Wolverine'

Para quem pensava que Wolverine só existia no mundo fictício, agora pode ser surpreendido, no mundo real, por uma de suas garras afiadíssimas. É isso mesmo. Foi descoberto no mundo real um ser que, sem dúvida, pode representar bem o personagem fictício, mas sem, é claro, levar perigo a ninguém. Pois se trata de um anfíbio (rã) da espécie Babina subaspera, conhecida em inglês como Otton, que vive nas Ilhas Amami, no sul do Japão. Os machos da espécie possuem “pseudopolegares”, isto é, um dedo que parece um polegar humano, que libera uma garra, que na verdade é um pedaço de espinho. Todavia, tal garra só é liberada durante combates ou acasalamentos. Vejam as imagens de Noriko Iwai.


Fonte: Globo Natureza, em São Paulo

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Estudo afirma que tubarão-touro tem a mordida mais forte entre os tubarões

Cientistas americanos da Universidade da Flórida e alemães reuniram 13 espécies de tubarão e ainda alguns outros peixes para um estudo, cuja intenção era medir a força de suas mordidas. O método utilizado para calcular tal força consistiu em dissecar os tubarões e analisar os músculos das mandíbulas bem como neutralizar o tamanho do corpo na mordida, pois uma pesquisa anterior mostrava que tubarões grandes tinham uma mordida mais forte. Feito isso, concluiu-se que o tubarão-touro, chamado também de tubarão-cabeça-chata, tem a mordida mais forte, em relação ao tamanho do corpo, do que o próprio tubarão-branco, o mais temível de todos os mares. Sabe-se que os tubarões grandes, tais como o tubarão-martelo e o tubarão-branco, tem a mordida muito forte em virtude de caçarem presas muito grandes, como golfinhos, tartarugas e outros tubarões. No entanto, o tubarão-touro é consideravelmente menor que aqueles e possui a mordida mais forte, quando o efeito do corpo é neutralizado. Uma possível causa pode ser o fato deles habitarem águas turvas, ambiente com pouca visibilidade. Então quando uma presa é capturada, segura-la com bastante força é crucial para não perde-la. O estudo foi conduzido pela bióloga da Universidade do Sul da Flórida, Maria Habergger.


Fonte: BBC

terça-feira, 16 de outubro de 2012

'Peixe monstro' aparece em praia no México

Um peixe nada comum em águas rasas foi encontrado em uma praia próximo à Cabo San Lucas, no México. Trata-se de um peixe remo de aproximadamente 6,1 metros, que vive nas profundezas e raramente vem à superfície. Tais peixes, também chamados de regaleco, podem chegar a medir 11 metros de comprimento. Por ser um peixe desconhecido e muito grande comparado aos de costume, não demorou muito para os curiosos se amontoarem ao seu redor na praia. É uma “criatura” rara e ainda não se sabe o porquê de seu aparecimento.


Fonte: G1, em São Paulo

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fotógrafo registra imagens belíssimas de reservas ambientais no Tocantins

É graças a fotógrafos como Ricardo Martins, que podemos contemplar a beleza do nosso imenso País. Em uma visita feita ao estado do Tocantins, o fotógrafo Ricardo Martins percorreu boa parte do Vale do Jalapão e pôde fotografar as maravilhas do local. Além de registrar imagens da fauna e flora do cerrado, ele acompanhou de perto os costumes da comunidade local chamada Mumbuca. Tais costumes vão estar registrados no livro “Jalapão: História e Cultura – Unidades de Conservação no Estado do Tocantins”. Uma das fotos que fez no local mostra um morador da comunidade tocando uma viola feita com madeira de árvore buriti. Ricardo Martins também visitou sítios arqueológicos e capturou imagens de inscrições em parede feitas há cerca de mil e trezentos anos por tribos indígenas, mais especificamente pelos índios Krahôs. Continuando em seu trajeto, ele também passou no Parque do Lajeado, onde teve a oportunidade de fotografar as pinturas rupestres. Segundo o fotógrafo, o projeto recebeu apoio do governo do Tocantins. Fiquem agora com as imagens:










Fonte: G1, Globo Natureza

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Borboletas virgens abrem as asas para forçarem o sexo com os machos, diz estudo

Estudos comprovam que as borboletas, assim como os humanos, também possuem formas eróticas de atrair o companheiro para o sexo. Uma pesquisa japonesa descobriu que as borboletas fêmeas desenvolveram um mecanismo para induzir ou evitar o assédio sexual dos machos. Isso acontece da seguinte forma: a parte de dentro das asas da borboleta possui desenhos belos e brilhantes, o que chama a atenção dos machos quando abertas, por outro lado os despistam quando fechadas. A pesquisa também concluiu que outro ponto fundamental para as borboletas abrirem e fecharem as asas está relacionado à virgindade da mesma. Caso uma fêmea já tenha copulado, ela normalmente fecha suas asas, enquanto as virgens, por outro lado, mantém suas asas abertas à espera de algum macho pretensioso que se sinta atraído.

Fonte: BBC

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Novas espécies de mamíferos e anfíbios são descobertas no Peru

Uma expedição de cientistas comandada pelo pesquisador Gerardo Ceballos Gonzáles, do Instituto de Ecologia da Unam (Universidade Nacional Autônoma do México), realizou uma das mais importantes descobertas da biodiversidade dos últimos anos. Os pesquisadores exploraram, entre 2009 e 2011, um santuário ao norte do Peru, próximo à fronteira com o Equador, dentro do Santuário Nacional Tabaconas-Namballe. E nele identificaram oito novos mamíferos e três novos anfíbios. Dentre as espécies estão um macaco de hábitos noturnos, um novo marsupial, várias espécies de roedores, um porco espinho e uma possível nova espécie de raposa. A grande preocupação é que, espécies similares aos mamíferos descobertos são classificadas como vulneráveis na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). E justo por isso, segundo Gonzáles, o santuário, por ser uma área muito pequena e com grande biodiversidade, exige atenção especial de ONGs e entidades que atuam contra a extinção de animais pelo planeta, já que várias espécies parecem ser encontradas apenas lá. Vejam as fotos de Alexander Pari, Kateryn Pino, divulgadas pela Unam.



Fonte: Globo Natureza, São Paulo.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Documentário Flagrantes da Vida Selvagem: Vida e Morte



A natureza em sua forma mais crua pode ser bela e horripilante. De mortes brutais a coragem notável e o milagre do nascimento, essas são histórias sobre os mais jovens membros da África, suas vitórias e derrotas.